segunda-feira, julho 30, 2007

"As árvores morrem de pé e crescem lado a lado.

Alguém teve a gentileza de me enviar a seguinte citação de Khalil Gibran sobre o casamento: "E fiquem lado a lado, mas não próximos demais um do outro, pois os pilares do templo ficam afastados. E o carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro".(O Profeta).

Estou de acordo, em qualquer tipo de relação amorosa. A nostalgia fusional de uma só Carne e um só Espírito ignora as características irrepetíveis que nos atraíram em alguém. Não nego que se pode crescer à sombra de um outro, muito menos que o possamos admirar ou sempre temer que nos abandone. Digo apenas que é bom o afecto ser - e continuar... - o resultado da articulação de duas liberdades. Sob pena da "sombra" do(a) amado(a) deixar de constituir um oásis no relativo deserto que nos rodeia e se tornar o espartilho sufocante e raquítico que um dia acarretará o azedume."

Post by Julio Machado Vaz

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alguém muito próximo de mim dizia que o amor entre duas pessoas tem que ser como duas torres, que crescem, lado a lado, na mesma direcção, mas independentes uma da outra... Isto, porque se uma cair, a outra terá de continuar o seu caminho.
Na altura parecia-me que se calhar duas torres deveriam ser apenas uma, mas não, quem falou tinha razão: Duas torres, duas vidas, duas pessoas, que decidem crescer na mesma direcção, em paralelo, com o mesmo sentido de vida. Mas, sempre individuos, sempre dois.

É o meu ponto de vista... sei lá!!
beijinhos
Maria

30 julho, 2007 14:55  
Blogger pp said...

Maria
Partilho o teu ponto de vista, um não deve anular o outro, lá está, podem "articular as suas liberdades". Na minha opinião, uma(entre muitas) das componentes dessa articulação será pela maneira como fomos educados e acho que o facto de termos irmãos e sermos obrigados a partilhar, ajuda muito. Trata-se de partilhar um caminho, ou uma vida e aceitar o outro sem querer muda-lo.
Beijinhos

30 julho, 2007 15:07  
Anonymous Anónimo said...

Curioso! Por acaso nunca tinha pensado nessa questão dos irmãos. como tenho vários, fui educada dessa forma! E o mais curioso é que quem me ensinou a frase das torres "gémeas" foi um dos meus irmãos!
Curioso!
Também concordo contigo!
(Será que os filhos únicos terão o mesmo ponto de vista?? não será possível um filho único ter esta visão de independência no amor - seja ele de que tipo for? fica no ar...)

beijinhos
Maria

30 julho, 2007 15:15  
Blogger pp said...

Maria,
não quer dizer que não hajam pais que não consigam incutir isso ao filho(a), mas como só se tem um redirecciona-se a toda a atenção para o que está lá, se tiverem dois ou mais, já são "obrigados" a redistribuir essa mesma atenção, assim como muitas outras coisas, transmitindo naturalmente uma noção de partilha.
Beijos

30 julho, 2007 15:22  
Blogger Rosa said...

Pois, não há muito a dizer sobre este assunto. É isso.
Ainda assim, a maioria dos casais fica-se pela teoria.
Beijinho.

30 julho, 2007 15:34  
Blogger Rosa said...

Ah, esqueci-me de dizer uma coisinha: não percebi onde é que os irmãos entram no meio disso tudo, nem o que é que o post do Júlio Machado Vaz tem que ver com essa noção de "partilha".

30 julho, 2007 15:36  
Blogger Rosa said...

Ah, mais uma coisinha ainda: a culpa de não ter percebido é, muito provavelmente, minha. Como se prova pelos comentários incluídos, o meu neurónio não funciona com tanto calor.

30 julho, 2007 15:37  
Blogger pp said...

Rosinha,
concordo com o teu comentário da teoria, às vezes é tão facil falar não é :)?

Quanto aos outros dois, tenho que te comprar umas ampolas...:)) e um boné com uma ventoinha :)))))

:)*

30 julho, 2007 15:43  
Blogger Rosa said...

Oh, estás um bocadinho antipático. Para além das ampolas e do boné, podias também explicar-me o que é que o c* tem que vwer com as calças, que é como quem diz, o que é que os irmãos têm que ver com isto.

[sim, falar é muito fácil]

30 julho, 2007 15:49  
Blogger pp said...

Chouriça...estava a brincar contigo tá?Chiça que a miuda hoje está sensivel...

Os irmãos tem a ver com isto, porque quando falamos de partilha,(sem querer generalizar) durante a nossa adolescencia, se tivermos irmãos, há uma tendencia para aprender a partilhar, se for só um não terá que partilhar nada com ninguem...

Beijo doce para ti miuda

PS-Já sei que vais dizer que não tem nada a ver e que vais discordar, mas a malta está cá é para isso, vá, manda brasa. :))

30 julho, 2007 16:09  
Blogger pp said...

ouve lá...isto são represálias do fim de semana? :)))))))

30 julho, 2007 16:11  
Blogger Rosa said...

Eu percebo o que é que os irmãos têm que ver com aprender a partilhar. Só não percebo o que é que uns e outro têm que ver com o post!

[Não estou nada sensível, pá, estava só a pedir-te que me explicasse... mi, mi, mi... agora é que vou ficar sensível... buáááááá!]

[E não, não são represálias nenhumas do fim-de-semana (até porque não são represálias de todo). Eu não sou gaja de guardar rancores; acho que te chamei logo todos os nomes que tinha que chamar in loco, e pronto, fica por isso mesmo :Þ]

30 julho, 2007 16:22  
Blogger pp said...

por isso é que eu gosto de ti chavala...

30 julho, 2007 16:24  
Blogger Catwoman said...

concordo,mas nao pode ser tao simplista.
Desde que nao sejam duas torres isoladas, o que acontece muitas vezes.
Tem que haver uma ponte entre as duas em que se pode ir e voltar a qqer momento.
E que as duas fiquem bem ao lado uma da outra e se completem e nao destoem.

01 agosto, 2007 14:49  
Blogger Nanny said...

Boa escolha, Júlio Machado Vaz!

Gosto imenso de o ouvir, e de o ler... tanto que comprei 2 vezes o mesmo livro... lol... isto não era para dizer!

Um beijo da gata

01 agosto, 2007 23:25  
Blogger pp said...

Cat, e ainda assim não é nada simples não senhor...
Bijou

nanny,
Não é grave...menos uma prenda a ter que comprar para um amigo(a) :))))
Bijou

02 agosto, 2007 14:27  

Enviar um comentário

<< Home

Cla-Problema de Expressao
R.A.D.A.R- Track 02
Ornatos- Chaga
Susana Félix - Flutuo