quarta-feira, junho 10, 2009

Uma verdade...

"O SEGUNDO ERRO MAIS comum sobre o amor é a ideia de que dependência é amor. É um conceito errado com o qual os psicoterapeutas se confrontam diariamente. O seu efeito verifica-se de um modo mais dramatico em individuos que tentam ou ameaçam suicidar-se ou se tornam incapacitantemente deprimidos em reacção à rejeição ou a uma separação do conjuge ou de um amante. Essa pessoa diz 'Eu não quero viver, eu não posso viver sem o meu marido (mulher, namorado(a)), eu amo-o(a) tanto'. E quando eu respondo, como faço frequentemente, 'Isso é um erro, não ama o seu marido (mulher, namorado(a)', 'O que é que quer dizer?' é a pergunta em tom irritado, 'Acabei de lhe dizer que não posso viver sem ele(ou ela).' Tento explicar, 'O que me descreve é parasitismo, não amor. Quando precisa de outra pessoa para a sua sobrevivencia, é um parasita dessa pessoa. Não existe nem escolha nem liberdade na vossa relação. É mais uma questão de necessidade do que de amor. O amor é um exercicio de escolha livre. Duas pessoas sentem amor uma pela outra apenas quando são capazes de viver uma sem a outra mas escolhem viver uma com a outra'"

"Caminho Menos Percorrido", M. Scott Peck

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No fundo, tudo mecanismos de preservação da espécie.
Afinal é "o" ou "a tesão"?
E a homossexualidade é uma disfunção procriativa?
E tu continuas a mijar no fato?

11 junho, 2009 09:03  
Blogger V. said...

Ainda ontem li essa passagem também...

11 junho, 2009 11:13  
Blogger pp said...

Anonimo,
temos que pedir ajuda á Rosinha por causa dessa cena. :))))
Quanto à segunda, é uma forma de ver, para mim faz algum sentido no contexto da humanidade em que vivemos. :)
Quanto á terceira, enquanto a àgua estiver fria e eu não tiver num pais de aguas quentes ;), sempre.
Ab

Bruxa, e então?
beijos

12 junho, 2009 10:30  
Blogger V. said...

Ainda estou a digerir algumas coisas.. Reconheço a verdade contida no excerto, mas conheço uma situação em particular em que, apesar de haver um ligeiro "controlo" e "possessão", existe, indubitavelmente, amor. (If you know what I mean..). Não digo que esteja correcto, apenas tem de ser trabalhado.
beijos

12 junho, 2009 11:14  
Blogger pp said...

LOOOOOOOOOOOOL, só tu para me fazeres rir mulher.
Digere digere...vê lá, não te pare a digestão :))))))))
Gostei do adjectivo "ligeiro"..LOL.
Continuo a fazer minhas as palavras do atleta que escreveu o texto. :))))
É natural que penses assim, pode ser que algum dia consigas ver mais alem...tens todo o tempo do mundo. :))))
Beijos

12 junho, 2009 11:23  
Blogger pp said...

Ah, e outra coisa, não disseques as minhas palavras, não tem um sentido diferente do que aquele que está escrito. ;)
Beijos

12 junho, 2009 11:29  
Blogger V. said...

"É natural que penses assim, pode ser que algum dia consigas ver mais alem...tens todo o tempo do mundo." Não é só uma questao de pensar, é sentir tb. Quando te digo que há amor mesmo com possessão e controlo, é porque tenho a certeza de que o sinto.

"Ah, e outra coisa, não disseques as minhas palavras, não tem um sentido diferente do que aquele que está escrito."- esta então não percebi mesmo!!!


Ps: vai-te rindo de mim, seu sacana, meto-te purgante nos gelados... LOOOOOOOOL ;)

12 junho, 2009 14:11  
Blogger pp said...

Na minha opinião, essa é precisamente a barreira que te impede de ver mais alem :), não por em causa que podes não estar a interpretar bem o que dizes sentir :). Got it?. Bem sei que pode ser dificil e doloroso admiti-lo, mas....enfim, é como te digo, poderás ou não descobri-lo é uma opção tua :).Vejo que não vale a pena tentar, tonto eu que pensei que achei que poderias pensar diferente... :).
Beijso

12 junho, 2009 14:52  
Blogger pp said...

Tenho que me deixar desta mania, e assim sendo, fica escrito que eu prometo que não opinarei ou tentarei de alguma forma mostrar te o caminho. O que tu plantares para ti será o que tu vais colher.
Se alguma vez eu agir diferente podes por purgante no gelado.
Beijos

12 junho, 2009 14:57  
Blogger V. said...

Credo, ditas assim as coisas até parece que estamos em guerra!!!
Apenas não entendo que ponhas em causa aquilo que sinto.

"Vejo que não vale a pena tentar, tonto eu que pensei que achei que poderias pensar diferente... :)." - Esta custou um bocado, leva-me a pensar que não me tens em muito boa conta,mas nao quero dramatizar.

"...fica escrito que eu prometo que não opinarei ou tentarei de alguma forma mostrar te o caminho."- os amigos não são para isso mesmo??


Beijo grande, meu amigo!

12 junho, 2009 16:20  
Blogger pp said...

Não estamos nada em guerra mulher :)))))
Eu não ponho nada em causa...se alguem que pode por em causa alguma coisa relativamente a ti propria, és tu. Eu dou exclusivamente (apesar de não me teres pedido :)))) ) a minha opinião. ;).

Mulher quanto ao segundo paragrafo, o que quis dizer foi que sou parvo em pensar que alguem(tu) muda só porque outra pessoa(eu), acha que está mal.

Não, os amigos não são para mostrar o caminho dessa forma,i.e., podem ajudar te a encontrar um caminho(atraves da convivencia, etc etc) mas não atraves de te dizer qual o que deves seguir. ;)) Essa responsabilidade é tua ;).

Outro para ti, que em tempo de guerra não se limpam armas(estou a gozar)...LOOOOOOOOOOOOOOL

12 junho, 2009 18:53  
Blogger V. said...

Não tens tu noção da quantidade de coisas em relação a mim que já pus em causa...
Tempo...agora preciso é de tempo para arrumar a "casa".
Beijolas

14 junho, 2009 13:31  
Blogger V. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

14 junho, 2009 13:31  
Blogger Unknown said...

E qual é o PRIMEIRO?
[O amor ser uma mentira?]

E quantos mais ERROS há?


Nem quero saber as respostas.

14 junho, 2009 21:18  
Blogger pp said...

Bruxa, uma coisa é a teoria outra coisa é a practica :)
Beijos

Rita
Estava a ver que ninguem fazia essa pergunta carago :)))))), pois terás que comprar o livro e ler ;)

Quanto ao numero de erros que há não sei :)))
Beijos

15 junho, 2009 09:25  
Blogger Unknown said...

Era a pergunta que se impunha...
Mas não quero saber a resposta, d'accord?

15 junho, 2009 14:22  

Enviar um comentário

<< Home

Cla-Problema de Expressao
R.A.D.A.R- Track 02
Ornatos- Chaga
Susana Félix - Flutuo