quinta-feira, novembro 16, 2006

Almoço!

Hoje fui almoçar com o meu Pai, convidei-o, pois já resolvi(em teoria, porque na pratica ainda não é bem assim) que não vou ficar é espera da iniciativa dele para algo. A conversa começa no meu irmão mais novo pelo facto de ele não ter feito algo, como o meu Pai achava que ele devia fazer.
Eu disse, "E então??Mesmo que ele se vá arrepender, porque não o deixas seguir a sua escolha"
Ele - "Pois, mas a experiência de vida que eu tenho também conta, ou não???Pensam que sabem tudo. Quem me dera a mim ter tido alguém que me guiasse nestas alturas"
Eu - "Sim isso às vezes também conta, mas o direito de escolha não é teu. Podes transmitir-lhe a tua experiência, conselhos, etc, mas ele tem o direito de escolher não seguir. O meu irmão tem o direito de errar, de se enganar, ou não???Todos nos durante a nossa vida temos esse direito, ou não???Isso não faz parte da aprendizagem???"
Ele - "Pois, queres que te dê um exemplo concreto???Se tivesses feito aos dezoito anos o que eu te disse, hoje estarias numa posição muito melhor"
Eu - "Pois mas como é que sabes que isso teria sido melhor para mim??"
Ele – "Pela experiência que tenho!"
Eu - "E a minha liberdade de escolha??E se as coisas não fossem conforme a tua experiência te diz??Eu prefiro bater com a cabeça e errar em consequência de uma decisão minha, do que fazer o que outra pessoa quer e ficar a pensar que devia ter feito da maneira que eu queria"
A minha interpretação do que ele me disse durante o almoço é que, como ele sempre sentiu a falta de amor de Pai e de Mãe, sempre ausentes na sua vida, acabando por me transmitir durante a adolescência tudo o que ele era e sentia.
Não estou com isto a critica-lo, mas sim a tentar compreende-lo, para melhor me conseguir compreender a mim e conseguir compreender cada vez melhor o que sou, pois sempre tive a sensação que apesar de sempre ter tido no meu pensamento, "Não quero ser nunca como o meu Pai", vejo me muitas vezes a ser igual a ele, mas para tentar ter a sua atenção. E guardo a secreta esperança de algum dia conseguir fazer com que me compreenda e de compreende-lo. Talvez algum dia eu venha a ter coragem para lhe dizer tudo o que penso.

11 Comments:

Blogger Xuinha Foguetão said...

Primeiro, acho muito mal vocês aprtirem do pressuposto que o teu irmão se vai arrepender. Pode ser que não! Eu espero que não. Que ele não dê razão aos vossos braços de ferro.

Segundo, faz-me muita confusão essa tua constante procura de compreender o que és. Ainda não sabes?
:S
Não tens de ser igual ao teu pai. Nem sempre eles servem de exemplo. Talvez fosse altura de parares de te comparar a ele.

Terceiro, pena só motivos destes (que já são tão familiares) é que te tirassem do silêncio.

Beijocas e fica bem.

16 novembro, 2006 17:23  
Blogger Rosa said...

E quem disse que era preciso compreender e ser compreendido para amar e ser amado?

16 novembro, 2006 17:34  
Blogger anónimo said...

PP
no dia em que tiveres coragem para dizer tudo o que pensas eu juro que passo a pensar tudo o que digo!
zeca

16 novembro, 2006 18:34  
Blogger pp said...

Xu,
precisamente, foi o que eu lhe disse, apesar, de nesta situação já ser um facto que ele fracassou. Ainda assim eu perguntei..."e se ele a fazer as coisas à maneira dele tivesse conseguido???", sabes qual foi a resposta???.."Seria pura sorte...". Ainda lhe disse que o facto de não concordar com alguma escolha que possa ser feita pelo meu irmão, porque é que ele não apoia uma escolha diferente do conselho que ele dá..isso não é prepotencia?Será a experiencia de vida soberana sobre a liberdade de escolha?
Quanto a conhecer-me, digamos que há coisas na minha relação com os meus pais que eu gostava de compreender...

Então diz lá o que me deveria tirar o silencio...(Não percebi..."o já serem tão familiares", por isso não vou comentar)

Beijinhos

16 novembro, 2006 21:00  
Blogger pp said...

Cat, acredito no que tu dizes, no entanto acredito que o facto de lhe dizer o que penso(se a vida me permitir) me vai fazer muito bem, porque sempre vivi a minha relação com ele de uma forma muito reprimida, sem falar o que pensava.
beijinhos

16 novembro, 2006 21:09  
Blogger pp said...

Rosinha,
concordo..simplesmente se ama, a relação em si, são outros quinhentos
:)*

16 novembro, 2006 21:14  
Blogger pp said...

Zeca,
prepara-te porque eu vou lá chegar.
Ab

16 novembro, 2006 21:16  
Blogger Moon said...

Olá!

Só a vontade de tentar já é um grande avanço: um acto de coragem porque tudo isto implica muita dor... Força!
Beijinho:)

16 novembro, 2006 23:28  
Blogger Catwoman said...

entao... do it!
kiss

17 novembro, 2006 15:21  
Blogger pp said...

Moon, não sei se é ou não...mas enfim :)
Beijinhos

cat, assim como na nike???
kisses

17 novembro, 2006 15:56  
Blogger Catwoman said...

assim mesmo.
Free Yourself.

17 novembro, 2006 16:17  

Enviar um comentário

<< Home

Cla-Problema de Expressao
R.A.D.A.R- Track 02
Ornatos- Chaga
Susana Félix - Flutuo