quinta-feira, janeiro 12, 2006

Falar de Paixão

Entendo a paixão como algo que vivo num determinado registo de "euforia" e "ilusão"...viver o que sempre idealizei e sonhei para mim...em que tudo é bom e pensamos que não vai acabar nunca...mas aos poucos tudo se vai desvanecendo dando lugar a alguma decepção por "acordar do sonho" e então muitas vezes sou confrontado com outra realidade diferente da que sonhei.E apartir dai????Vem me perguntas...estilo..o que é o amor???...o que é que nos sustenta e faz caminhar, se não formos nós proprios???Talvez seja uma construção....

27 Comments:

Blogger Xuinha Foguetão said...

PP,

se calhar chega aqui outra pessoa e diz-te a paixão pode durar sempre.
Depende da experiência de cada um...

Eu acho que já senti paixão e como tu dizes acabou por desvanecer... foi desaparecendo. Mas sim são momentos de euforia, de loucura! Que chegam a uma certa altura e deixem de fazer sentido.

Será possível um amor com paixão?
Eu acho q sim. Se calhar já o vivi e na altura n percebi... :(

12 janeiro, 2006 12:34  
Blogger Moon said...

Olá, olá!

Paixão, faz ver o mundo muito mais colorido. É um estado de alma delicioso. E depois, aos pouquinhos dá lugar ao amor. E esse sim ter que ser cuidado, regado e tratado senão acaba por morrer ou então tornar-se nun estado tal de indiferença que acaba por magoar mais do que a ausência de paixão.

P.s. este é o depoimento de alguém que vai no 15º ano de casamento (após 510 anos de namoro, uma vida, uf...!:). E que, apesar de tudo, ainda acredita no amor.

12 janeiro, 2006 13:38  
Blogger Moon said...

A propósito, hoje faço anos. Mais um... And I feel good!

12 janeiro, 2006 13:41  
Blogger pp said...

XuNeCa Hurricane, :))))

pois..mas intenção é mesmo essa ;)....criar "discussão"...este é um tema polemico...;)

Eu com a minha escassa esperiencia de vida...começo a pensar que a paixão é bonito sim senhor...o "perigo" está na transição para o amor...será que esta transição não é antes uma construção....o que é que é o amor...???

Mas lá está não está na constituição da Republica...como deve ser..para uns pode ser assim para outros não...
beijos néquençes

moon,

então mas o que é para ti o amor...o que é para ti esse "cuidado e regado para não morrer"...será uma construção????

Sabes eu até concordo contigo...é essa visão que tenho do amor e da paixão...mas tambem pode ser muitas outras coisas...e não deixa de ser amor...

Um dos meus projectos de vida ou sonho é precisamente esse, ser amado e amar...seja lá o que isso for...partilhar...mas tambem compreendo que se assim não for tudo bem serei feliz na mesma penso eu...

beijos

12 janeiro, 2006 15:01  
Blogger Xuinha Foguetão said...

Moon,

parabéns!
:)

PP,

acho mt bem que cries discussão. Acho que o assunto vale bem isso.
E espero um dia dizer o mesmo q a Moon diz. Acreditar no amor sempre! :)

12 janeiro, 2006 15:13  
Blogger pp said...

P A R A B É N S...por tudo....pelos anos de casamento...pelos anos de vida...e que se propague por muito mais tempo....

12 janeiro, 2006 15:14  
Blogger Moon said...

Xuinha, PP,

Gracias!

Em resposta: Construção, sem dúvida!
E olha, apesar dos muitos anos de namoro (cerca de 9) e dos de casamento não me considero 'autoridade' na matéria nem de longe nem de perto. Tem sido uma relação feita de altos e baixos (como todas). E neste momento se me pedissem para descrever o casamento (o meu) eu responderia que é um casamento de 15 anos. Para quem é ou já foi casado dá para entender.
Um casamento é feito a dois e ou os dois fazem um esforço (zinho/zão) ou não adianta, por muita vontade que um tenha.
Caindo em rotina, indiferença e "obrigação" torna-se uma tortura e aí mais vale partir. Ninguém deve viver infeliz. Porque aí não consegue ser nem fazer ninguém feliz (e aqui refiro-me aos filhos). Um pai, uma mãe infelizes dificilmento podem dar/transmitir aos filhos aquilo que não têm. E os miúdos mais dos que dois pais juntos precisam de amor e de pais felizes.

12 janeiro, 2006 15:35  
Blogger Teresa said...

Ando a ler os teus posts nos dias seguintes e depois já acho tarde demais para os comentar.
Este 'apanhei-o' a tempo. :)

Custa sempre muito acordar, não é? Principalmente, quando sonhamos um sonho bonito... ;)

12 janeiro, 2006 15:36  
Blogger Moon said...

Só mais uma coisa que me lembrei agora (e isto não é treta de filmes românticos americanos):
quando for amor mesmo tu vais saber. Na paixão não se distingue mas no amor sim. A mim aconteceu-me...

12 janeiro, 2006 15:48  
Blogger pp said...

moon,
eu concordo contigo mas tambem acho que não tem que ser exactamente assim...pode se por exemplo construir uma relação em que existe o amor(seja lá o que isso é)...sem existir a paixão inicial...digo eu....o teu é um caso de sucesso...depende muito de pessoa para pessoa e se calhar se não tivesses tido maturidade suficiente para "aguentar" "construir"...em certas alturas....como é que era...

Se calhar, o ideal de relação para muitas pessoas é igual ao que vives, mas se calhar, para outras não....e não deixam de amar e ser amadas...digo eu!!!!!...

Mas acredito sem duvida que é uma contrução...apartir de uma determinada altura(idade fisica e/ou mental) as pessoas deixam, se calhar, é de acreditar na paixão...porque pela experiencia sabem que a transição pode revelar coisas dolorosas e dificies de aceitar...tambem acredito que quando chegar á altura saberei...acredito
bjs

Teresa,
mesmo que seja um post anterior..podes sempre comentar....eu estarei atento ;)....
Sem duvida que é dificil..."acordar"...ou será aceitar...ou conformar(não sei porque não gosto nada desta palavra)...:)))

bejos

12 janeiro, 2006 16:12  
Blogger Rosa said...

Hellooo:o)

PP,
Acho que tenho que fazer alguma espécie de reset ao meu cérebro. Tenho andado com grandes dificuldades em perceber os teus textos. Este, para variar, não é excepção.
Ainda assim, vou tentar comentar o que me pareceu entender (mais da leitura dos comentários que do próprio post!) :)
1. Tudo na vida é uma construção.
2. Eu associo paixão a uma coisa muito química, muito "tchan", muito pele, muito arrepio na espinha, muito desejo.
3. Sou absolutamente incapaz de viver um amor sem paixão. Não interessa se nasceu primeiro a galinha ou o ovo, o facto é que, sem paixão, para mim, não resulta. Been there. Done that.
4. That's all, folks! :)))

Moon,
PARABÉNS!!!!! Um beijo muuuuito grande! :)

12 janeiro, 2006 16:32  
Blogger pp said...

Não Rosinha....deixa te estar que estas muito bem :)....eu é que fiz um reset ao meu...para ser de novo programado....reconstruido...de origem....lolololololol.
Parece me bem e bonito o que escreveste....
:)*

12 janeiro, 2006 16:37  
Blogger pp said...

Quando for grande quero ter a tua capacidade para me exprimir....:)*

12 janeiro, 2006 16:38  
Blogger pp said...

e sem tecla insert...lol

12 janeiro, 2006 16:41  
Blogger Moon said...

Ora aí está. A ideia de sucesso (na minha relação) não era uma coisa que eu queria transmitir por o sucesso ser uma coisa muito relativa. Mas sim, olhando ao actual panorama a coisa até não está má. Pelo menos existe entre nós um grande respeito que é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, mas só isso não chega...
E sim, plenamente de acordo contigo quando dizes que "pode se por exemplo construir uma relação em que existe o amor(seja lá o que isso é)...sem existir a paixão inicial".
A paixão e o amor assumem imensas cambiantes e formas. E o que é ideal para uns não o é, necessariamente para os outros. E ainda bem que assim é. Mas não há dúvida que estar apaixonado é das coisas mais deliciosas. Aquele brilhozinho nos olhos, um sorriso na alma, um calorzinho bom no coração, estar 200% vivo e ver o mundo a cores há lá coisas melhor?!

12 janeiro, 2006 16:42  
Blogger Moon said...

P.S. Sorry, hoje estou uma tagarela. É que eu ainda não fui invadida por essa coisa que chamam de "peso da idade" e adoro fazer anos. Vai daí... Vais ter que ter paciência, apetece-me teclar:))))))
Bj

12 janeiro, 2006 16:45  
Anonymous Anónimo said...

bem rapaz tens me feito vir aki tds dias aiiiiiiiiiiiii,,lol
gosto de te ler axo k devemos andar a passar pela mesma cena ...digo eu,,lollllllll
mas olha la 1º k tdo paixao nao tem k acabar sp numa desilusao,,pode caminhar para akilo k chamamos de amor ,, essa tal cosntrucao k falas,, mas uma coisa tas certo migao,,td depende de nos,, o k deixamos ou nao k nos façam...
bjokas e força contruir e necessario,,lollll

12 janeiro, 2006 16:48  
Blogger pp said...

Não tens que pedir desculpa....tecla á vontade gostamos de te ler....falo por mim...

É tão bom estar apaixonado não é.....as vezes apetece não acordar....

12 janeiro, 2006 16:48  
Blogger pp said...

Se calhar estamos ;)...

Tambem é verdade não tem que acabar sempre numa desilusão...

mainada...:))))

12 janeiro, 2006 16:53  
Blogger pp said...

e tambem acho cada vez mais que depende de uma construção...

12 janeiro, 2006 17:02  
Blogger Rosa said...

PP,

Por falar em capacidade para se exprimir... já leste os livros?? ;)

12 janeiro, 2006 17:50  
Blogger pp said...

Ainda não mulher :)......tambem o outro é um bocadinho grosso...já comecei a ler o mais fininho...mas tenho alguma dificuldade...existem algumas palavras que não percebo...:)...mas do que já li do mais pequeno...estou a amar...
Beijo

12 janeiro, 2006 17:58  
Blogger Anna^ said...

PP,
Para mim paixão e amor andam de mãos dadas;claro q nenhuma paixão se mantem com aquela força inicial,mas isso é normal pq se vai conhecendo a pessoa,pq se vai saciando de várias maneiras a força dessa paixão;
Pedes a definição de amor....e eu acho q o amor n tem definição...cada um sente de maneira diferente e esse facto n invalida q se ame mais ou menos mas sim de maneira diferente.
Manter acesa a paixão será dificil mas como diz a Moon,e aproveito para lhe dar os parabéns :),há q tentar construir a dois e sentir prazer nisso.Confesso q ao fim de 23 anos de casada,ainda sinto esse brilhozinho no olhar,o arrepiozinho na espinha e continuo a achar que vale a pena seguir o mesmo caminho a dois.
E pq já falei demais....
bjokas ":o)

12 janeiro, 2006 18:08  
Blogger pp said...

Não falaste não...falaste e muito bem...parabens pelo teu percurso....gostei de te ouvir...o que voçes falaram faz me acreditar ainda mais em tudo...

Beijocas grandes
PS-O teu "gaijo"(desculpa o termo meu velho :)) ) é um homem de sorte.

12 janeiro, 2006 18:19  
Blogger MT said...

Ainda bem que já acreditas mais, eu não acredito no amor, mas gosto que os outros à minha volta acreditem, é mais ou menos como o Peter Pan e o Pai Natal, eu não acredito mas gosto que as crianças acreditem, dá me uma boa sensação de fantasia.

É mesmo como o Pai Natal ou o Peter Pan, quando deixas de acreditar é muito triste, não o faças!

12 janeiro, 2006 19:51  
Blogger Moon said...

Bom dia!

Ontem tive mesmo de zarpar. Festa!
Hoje aproveito para agradecer os parabéns que me deram. Rosinha, anna, chuac!
Tenham um dia muito bom (apesar de sexta 13:))))))))))- Eu cá não ligo nada a isso-

PP, um beijinho por me deixares expressar livremente. Aquela coisa do "Mi casa su casa"...

Cá para nós que ninguém nos lê, a casa da Rosa também é bem divertida! E quando for grande também me quero expressar como ela:)))))

13 janeiro, 2006 09:18  
Blogger pp said...

Catwoman,
concordo contigo quando dizes que é efémera...a transição e a manutenção para o amor...isso é que penso que poderá ser ou não uma construção....mas mais uma vez...não há regras...nem formulas...é deixar mos seguir o que sentimos...como em quase tudo....só temos é que nos saber escutar....digo eu....:))...naõ podemos deixar que as pessoas estraguem...

13 janeiro, 2006 15:43  

Enviar um comentário

<< Home

Cla-Problema de Expressao
R.A.D.A.R- Track 02
Ornatos- Chaga
Susana Félix - Flutuo